Assinatura RSS

Tomilho e Caldo de legumes

Publicado em

Bem a um tempo resolvi que ia começar a superar meus medos alimentares, e eu tinha um medo de provar novos alimentos. Peguei livros de receitas que eu relutava em usar achando que não ia gostas já que não havia provado metade das receitas.

Uma das receitas era alho-porró assado com tomilho, corri perguntar pra minha mãe se o tal tomilho era bom e a resposta foi que nem sabia o sabor, meu tímida fui ao mercado e comprei o tal tomilho. Fiz a receita que deixo um cheiro divino na casa, todos aqui provaram e amaram. Fiz um novo amigo o tomilho.

O tomilho pelo pouco que conheci pode ser usado em caldos, receitas com legumes, fica ótimo assado com batatas e ainda não testei com frango ou carne depois eu conto se testar.

Agora vamos ao caldo, essa semana fiz uma promessa que só ia comer comidas vegetarianas e bem uma das receitas exigia caldo de legumes,  nunca fiz caldo em casa, mais como ia tomilho e vinho pensei “o que pode dar errado?”. E nada deu errado foi um divino risoto com legumes e feijão vermelho.

Essa receita foi tirada do “Vegetarian Cookbook’ de Paul Gayler, que é um livro que depois eu vou falar mais, só adianto ele é muito, muito bom.

Caldo de Legumes

rende 1 litro

2 col de sopa de azeite extra virgem

1 cebola cortada grosseiramente

1 alho porró pequeno cortado grosseiramente

2 cenouras grandes cortada em rodelas grossas

2 ou 3 caules de salsão/ aipo cortados grosseiramente

1/2 erva doce

4 dentes de alho cortados em fatias grandes

125ml  de vinho brando (opcional mais eu recomendo)

4 sementes de pimenta do reino preta ou branca (usei 5 da branca)

alguns ramos de tomilho

1 folha pequena de louro

2 colheres chá de sal

1litro e 400ml de água filtrada

Aquecer o óleo e fritar todos os vegetais e o alho por 5 min em fogo baixo.

Coloque o vinho, o tomilho, a pimenta e o louro e depois adicionar a água, quando começar a ferver adicione o sal. Cozinhe por 40 min ou até diminuir para 2/3 do volume original.

Coe o caldo com um pano fino limpo, pode ser guardado em geladeira por até 1 semana.

Ontem não tinha quase nenhuma verdura então meio que “roubei” usei só o salsão, cenoura, cebola e o alho e adicionei 1 pacote de caldo de legumes ai diminui no sal, também ficou bom. É o famoso usando o que se tem pra evitar desperdício.

Sobre Marilia Jorge

Comida é vida, cozinhar uma paixão, logo cedo já demonstrava minha paixão, que com a idade vem aumentando. Dentro da cozinha entre panelas, formas e colheres de pau me sinto em casa. Ver um bolo crescendo faz meus olhos brilharem e nada como um bom cacau belga ou baunilha bourbon para abrir o apetite!

Obrigado pelo comentário!

