Assinatura RSS

Bolo de Maçã

Publicado em

Ano passado achei vários blogs muito interessentes, e acabei simpatizando com o Zoom Yummy http://zoomyummy.com/ me apaixonei na mesma hora as fotos são lindas, o talento da Petra para fazer coisas bonitas e aparentemente saborosas (não sei nem o como expressar melhor).

Mais enfim um dia me deparei com umas 16 maçãs pobres coitadas na geladeira, meio no fim da vida e lembrei de ter visto uma receita de bolo de maçã no blog dela, fui lá li e adaptei para o que tinha em casa. Esse bolo é facílimo e uma delícia, quando ele sai do forno quentinho vai muito bem com um sorvete de creme, ou depois de frio com um chá de baunilha e leite.

Uma das adaptações é na maçã que ela usa e a que eu uso, por motivos de gosto abomino a maçã brasileira tem gosto de farinha assim como as ervilhas em lata (e enfim podia listar mil ingredientes que eu sinto gosto de farinha), eu uso sempre a maçã gala argentina, se tiver outra ou gostar de outra use, deve dar certo. Outra mais ai é pelo que eu uso também é usar o leite de baixo teor de lactose sabor baunilha, da um gosto a mais.

Eu já passo a receita dobrada é o sulficiente para durar 3 dias na minha geladeira, e é uma receita para fazer várias vezes ainda mais para amantes do chá da tarde.

BOLO DE MAÇÃ

2 xícaras de farinha de trigo

2 colheres de chá de fermento

1/2 colher de chá de sal

175g de manteiga sem sal (use o que sobrar do pacote para untar a forma)

1 e 1/3 xícaras de açúcar

2 0v0s

1 xícara (250 ml) de leite

1 colher de chá de baunilha

2 colheres de chá de canela em pó

4 maçãs descascadas e sem as sementes fatiada

noz moscada e canela em pó (opcional a gosto)

 

Pré aquecer o forno a 180°C.

Misturar a farinha, o fermento e o sal. Bater a manteiga e metade do açucar (2/3 xícara) até obter um creme esbranquiçado e fofo. Adicionar os ovos 1 a 1, batendo muito bem. Adicionar o leite com a baunilha alternando com os ingredientes secos. Colocar na forma já untada.

Cobrir o bolo com as maçãs, misturar o açúcar restante (2/3 de xícara) com a canela e caso queira um pouco de cravo e noz moscada em pó. Levar para o forno por apoximadamente 25 minutos (o meu demorou 35 minutos mais ou menos) ou até o palito sair limpo.

 

Sobre Marilia Jorge

Comida é vida, cozinhar uma paixão, logo cedo já demonstrava minha paixão, que com a idade vem aumentando. Dentro da cozinha entre panelas, formas e colheres de pau me sinto em casa. Ver um bolo crescendo faz meus olhos brilharem e nada como um bom cacau belga ou baunilha bourbon para abrir o apetite!

Obrigado pelo comentário!

