Assinatura RSS

Lombo marinado na geléia de kinkan

Publicado em

A uns 15 dias fui passar uma semana na casa da minha irmã, que adora plantar árvores frutiferas e logo que cheguei veio me mostrar o como as frutas estavam. Logo que passamos pela kinkan ela me deu uma para provar, assim que comi pensei em uma geleia de kinkan e que ficaria bom com um lombo (adoro essa mistura de salgado, amargo e doce).  Antes de voltar para casa peguei um punhado de kinkan e resolvi testar a geléia, vi em alguns sites e adaptei até a minha receita que ficou mais amarga, para uma geléia mais doce dou as instruções na receita.

Depois de pronta a geléia fiz a marinada para o lombo, deixei ele descancar por aproximadamente 12 horas, ele pegou bem os sabores, talvez se tivesse que mudar algo trocaria o limão por laranjas, mais nada de grave, achei que ficou muito boa a receita assim como meu pai e o meu marido.

A sim essa foi a minha segunda tentativa de fazer carne de porco e uma das raras vezes que comi porco.

GELÉIA DE KINKAN

200 gramas de kinkan

150 gramas de açúcar

240ml de água

Lave bem as kinkans, faça cortes na pele delas com uma faca afiada, coloque numa bacia com água e leve para a geladeira (entre 12 e 72 horas quanto mais tempo menos amarga). Jogue fora a água, corte as kinkans, tire as sementes e pique elas (eu tirei primeiro a polpa e cortei depois a casca). Coloque em uma panela com o açúcar (adicione mais se gostar de mais doce) e a água  (240ml), cozinhe até começar a engrossar, tire do fogo e coloque em um pote de vidro bem limpo (segundo o que li dura 1 semana na geladeira e fica bom acompanhando queijo brie).

LOMBO MARINADO NA GELÉIA DE KINKAN

1kg de lombo (com ou sem gordura, eu prefiro assar com)

1 receita de geléia de kinkan

3 limões grandes ou 1 laranja

1 1/2 colher de chá de sal

1 1/2 colher de chá de alho em pó

2 colheres de chá tabasco chipotle

1 colher de sopa de mostarda amarela

Misture todos os ingredientes (menos o lombo) muito bem até formar uma pasta, coloque o lombo nessa marinada, esfregue bem a marinada nele, leve a geladeira por pelo menos 6 horas.

Tire o lombo da geladeira, pré-aqueça o forno a 250 graus, aqueça uma frigideira ou grelha, coloque óleo de canola e deite o lombo (tire ele da marinada mais guarde a marinada) nela deixar em fogo médio-forte, deixe ele dourar bem e vire.

Assim que ele estiver dourado coloque em uma forma derrame a marinada, cubra com papel aluminio e leve ao forno por 1 hora. Deize ele na parte alta do forno e evite usar garfo para manipular ele (eu uso pinça para carnes) assim ele não perde os sucos.

Depois é só devorar seu lombo. Da para 5 pessoas pelo menos.

Sobre Marilia Jorge

Comida é vida, cozinhar uma paixão, logo cedo já demonstrava minha paixão, que com a idade vem aumentando. Dentro da cozinha entre panelas, formas e colheres de pau me sinto em casa. Ver um bolo crescendo faz meus olhos brilharem e nada como um bom cacau belga ou baunilha bourbon para abrir o apetite!

Obrigado pelo comentário!

