Assinatura RSS

Torta de cebola glaçada

Publicado em

Eu tenho um caso de amor com cebolas, uma certa obsessão, compro kilos, uso em quase todos os pratos que faço e em grande quantidade. Esse amor louco vem da infância, mais piorou quando era adolescente, adorava o prazer de fritar bacon e depois glaçar as cebolas nessa gordura e comer simplismente de almoço bacon e cebolas.

Quando olhei essa receita pensei que estava no céu! E agora eu sei ela é melhor do que parece, é doce na medida, tem a leve acidez do vinagre balsamico e o salgado do queijo. Adaptei o tipo de cebola tinha a comum e não a roxa, e usei ricota caseira no lugar do queijo de cabra, e ficou muito bom. Dessa vez não passo a receita da ricota caseira a que usei achei bem fraca, perdi muito material, descobri que deveria ter usado menos leite e o triplo de limão.

Essa receita foi inspirada na receita  http://whatsgabycooking.com/balsamic-onion-galette/

TORTA DE CEBOLA GLAÇADA

Massa:

100g de manteiga em cubos ou ralada bem gelada (1/2 pacote)

1/2 colher de chá de açúcar

1/2 colher de chá de sal

1 xícara de farinha de trigo

3 1/2 colheres de sopa de água gelada

Recheio

2 colheres de sopa de azeite

2 cebolas grandes cortadas

1/2 colher de sopa de sal

2 colheres de chá de vinagre balsamico

parmessão ralado

ricota ou outro queijo

Para a massa, misturar a farinha, o sal e o açucar bem, adicionar a manteiga e msturar até parecer areia molhada, colocar a água aos poucos até dar ponto (pode ser mais ou menos da quantidade indicada), fazer uma bola, embrulhar em plástico filme e levar a geladeira por pelo menos uma hora.

Para o recheio, esquentar uma panela larga em fogo alto, colocar o azeite, adicionar a cebola e fritar por 1 minuto, adicionar o sal e deixe cozinhar em fogo médio ou baixo até glaçar, mexendo de vez em quando (demora entre 15 e 25 minutos). Adicionar o vinagre e fritar por mais 5 a 10 minutos até tudo reduzir. Espere esfriar um pouco.

Pré-aquecer o forno a 220 graus, abrir a massa (entre 2 plásticos ajuda a não grudar), colocar um bom punhado de parmessão ralado no meio, colocar as cebolas e por fim a ricota ou outro queijo de preferência, dobrar para formar uma borda, levar ao forno por 12 minutos e depois diminuir para 180 graus e deixar assar até dourar.

Anúncios

Sobre Marilia Jorge

Comida é vida, cozinhar uma paixão, logo cedo já demonstrava minha paixão, que com a idade vem aumentando. Dentro da cozinha entre panelas, formas e colheres de pau me sinto em casa. Ver um bolo crescendo faz meus olhos brilharem e nada como um bom cacau belga ou baunilha bourbon para abrir o apetite!

Obrigado pelo comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: