Assinatura RSS

Helsinki e seus encantos culinários

Publicado em

Depois de mais de um mês sem dar as caras resolvi escrever sobre a minha viagem para Helsinki em outubro/ novembro de 2011, ai que saudades dessa linda cidade gelada a beira do báltico. Pensava que eu ia passar fome lá, porém com toda sinceridade do mundo que eu comia mais e melhor lá que na Itália.

Essa pequena cidade (mini para paulistas), tem doces maravilhosos, frutos do mar fresco, cogumelos silvestres que da vontade de trazer na mala. Como eu amo Helsinki! Não sei nem por onde começar, melhor talvez seja pela feira no porto, que fica numa localização estratégica ali na frente das ferrys para suomenlinna (que ilha linda, tranquila, que paz que me traz lembrar de lá), fica perto também das ferrys que vão para Estocolmo/ Aland e São Petesburgo.

Ali tem artesanato local (a preços não tão amáveis as vezes, melhor as lojas da Aleksanderinkatu a não ser que queira comprar direto de quem faz), doces deliciosos sem lactose (mina barriga agradeçe), peixes, frutas e vegetais e é claro os cogumelos e que cogumelos (se tiver a oportunidade de alugar um apartamento isso é ótimo a essex home oy, tem a preços legais com cozinha equipada, leve tudo pra casa e faça uma comida maravilhosa). O mercado também tem café, crepe e wafle holandês, tudo uma delícia e o preço é legal.

Próximo a feira tem o mercado antigo, ao lado da saint peter line, lá tem barracas com comidas típicas e kebabs nada típicos, tem uma salada de camarão maravilhosa por 8,70 euros, quem me dera ter essa salada uma vez por semana, cheia de camarão, alface, molho e manga. Ali tem barracas com a famosa carne de rena (fugi dela, não tive coragem de comer, mais comprei patê, se provar falo se é bom), tem uma doceria bem na entrada, doces bonitos, caros e sem sabor, melhor fugir.

Como não sou de ferro resolvi ir no Karl Fazer Café (kluuvikatu, 3) é muito bonito, preços lá são salgados (compre os doces Fazer na Stockmann), mais vale a pena a visita, na mesma rua ali na cara da Pohjois Esplanadi tem a Chjoko, meu deus as trufas de Alcaçuz e damasco, são divinas, tem as de Cramberry e vodka que também são gostosas.

Agora a estrela da viagem mesmo foi o Rahkapulla, o melhor doce que eu já comi! Com cara de esfiha, recheio farto de queijo Quark (no Brasil só lembro de ter visto no Zafari e aqui é super amargo), bem docinho, e sua massa que iria bem em doce ou salgado, ai quem me dera um pacote de Rahkapulla agora aqui do meu lado. E o melhor é o da feira (o da foto é do Alepa, uma rede de supermercados).

A sim compras para a casa, eles tem tudo do bom e melhor para deixar seu lar mais bonito, visitas a Stockmann, Aarikka, Iittala, Arabia e IKEA são parte da viagem (ai meu excesso de bagagem foi uma mala de 23kg volto duas de 32Kg cada, desconto já que passei na Zwilling em Frankfurt antes). Os preços lá são bem amigos, melhor do que os preços no Brasil e Argentina (não deve sem melhor que EUA, de fato nunca fui pra lá, não osso opinar).

A lógico como eu não ia falar do mercado orgânico ali perto do Kiasma na Salomonkattu, ótimo pra comprar baunilha, sal de diversas partes do mundo e especiarias num geral, na Mannerheimintie ali perto te uma loja de café muito legal, vale a pena parar e tomar um café e quem sabe comprar, café, cacau de madagascar ou chá.

Agora voltar a realidade, assim que encontrar a vontade escrevo mais sobre a minha temporada em Buenos Aires.

Sobre Marilia Jorge

Comida é vida, cozinhar uma paixão, logo cedo já demonstrava minha paixão, que com a idade vem aumentando. Dentro da cozinha entre panelas, formas e colheres de pau me sinto em casa. Ver um bolo crescendo faz meus olhos brilharem e nada como um bom cacau belga ou baunilha bourbon para abrir o apetite!

Obrigado pelo comentário!

