Assinatura RSS

Como organizar a cozinha

Publicado em

Hoje lá vai o como organizar/ montar a sua cozinha e como embalar produtos comprados fora do Brasil. Quando eu e o meu marido decidimos nos casar, logo de cara escolhemos a lua de mel, resolvemos ir para Mendoza e Buenos Aires para natal e ano novo. Nessa mesma hora já fui em busca de lojas legais para comprar coisas pra casa, vi o site da Morph e da Falabella, e logo dia 26 de dezembro fomos as compras para pegar os descontos pós-natal. Pegamos umas promoções legais, deu para comprar bastante coisa em ambas sem gastar muito.

Nessa primeira viagem o meu maior medo foi na hora de embalar as coisas, comprei poucas coisas frágeis, o que facilitou, enrolei as coisas frageis em papel higiênico e depois em folhas de revista, embalei a mala no aeroporto já que era um dia chuvoso e tudo chegou a salvo.

Em 2010 meio que no susto ele foi pra Alemanha e mais no susto foi a minha ida no domingo comprei a passagem para embarcar na quarta, por sorte ele já tinha me falado das lojas que tinham por lá e consegui uma breve pesquisa, minha meta era um faqueiro, vi o preço médio e peguei a promoção na Zwilling, mais o perigo morou mesmo na volta, cheia de coisas frágeis e que dariam uma dorzinha no coração caso fossem roubados ou quebrados. Enfim tudo que era de inox ficou na sua devida caixa original, plásticos foram tirados de suas embalagens e acomodados junto com as roupas no fundo da mala no meio da mala embrulhei bem os vidros com papel macio, depois um mais duro e por ultimo uma peça de roupa. Novamente tudo chegou a salvo, e assim por diante foram as viagens.

Posso dizer que montei minha cozinha pelo mundo, pegando promoções da para comprar tudo por lá gastanto quase nada. Mais vamos as dicas de organização junto com umas idéias do que comprar.

Essa prateleira sem graça ficou bem mais legal com os porta temperos, deixei tudo o que uso muito a mão ela fica próxima ao fogão, assim da para pegar sem perder o ponto de preparo, esses potinhos de vidro são da IKEA se não me engano sai por 3,95 euros o pacote com 4, o único que quebrou foi arte da faxineira. Os moedores tirando o de madeira são todos da loja da Zwilling, todos sempre de promoção o branco maior foi 24,95 euros se não me falha a memória os pequenos de vidro penso que foram no máximo 20 euros.

Deixe sempre os temperos que usa perto do fogão e os que usa menos podem ser guardados dentro do armário.

Como dei sorte de uma cozinha grande os potes plásticos ficam acomodados sempre em uma gaveta, optei por comprar todos da mesma marca (IKEA sai na faixa de 2,95 euros por 3, mais varia conforme o tamanho) já que sou neurótica por organização. Tenho alguns mais baratos escondidos no armário (visitas que levam potes raramente os devolvem), e tenho alguns específicos para batedeira que guardo junto com as coisas para fazer doces.

Essa é a famosa “gaveta da bagunça” como só tenho 2 gavetas com divisória e ainda são essas bem ruinzinhas de tamanho tento arrumar da melhor forma do possível, tentei separar por uso, a minha pobre faca de chefe da Zwilling fica ai escondidinha pois já provocou alguns acidentes e ela é de meu uso exclusivo (dica traga elas na embalagem original, além de não fazer mal a lamina não vai cortar nada nem ninguém.

Essa era uma gaveta só de coisas cortantes mais pra melhor visualização adicionei mais coisas, deixe tudo de forma que nenhuma pessoa se corte, enfim sem crianças em casa tudo fica mais tranquilo, os itens da foto são quase todos da IKEA e Zwilling, a meia lua é nacional (tramontina), o cortador de maçã é Fiskars, o zester é alemão e o cortador de queijo é da Morph.

No meu caso tenho uma coleção de pratos e boleiras, aproveitei a minha fruteira e coloquei tudo ai (infelizmente na hora da foto boa parte não estava em casa) como uso sempre elas ficam num local de fácil acesso. Sim até meus pratos são de promoção mais da etna.

Abomino coisas complicadas ou sujas para fechar embalagens, então resolvi comprar esse clips para tal uso na IKEA (2,95 euros por 30), deixo ele junto a dispensa de alimentos, assim está sempre a mão.

Uma idéia para colocar os mantimentos que mais usa são potes de vidro ou esses mais charmosos, deixo ali o que uso quase todo dia, sempre a mão  e alguns potes de vidro vazios para quando faço caldas, xaropes e extratos. Esses vidros vendem até no mercado, são meio salgados mais já deixei cair no chão e nenhum nunca nem trincou.

A bagunça organizada dentro do armário, tudo encaixado e o que se usa mais fica mais fácil, como meu armário é estreito tenho que ir encaixando os vidros de tempero, as formas Staub já falei no post sobre Frankfurt da promoção, potinhos IKEA, baunilha da loja orgânica de Helsinki, cortadores Zwilling e peneiras da bom e velho walmart.

Se tem uma coisa irritante é uma tonelada de panelas que não serve pra nada e fica entulhada, escolha um jogo de panela bom e que se adapte para o quanto você usa/ para que usa (do que adianta panelas Le Creuset se você nunca cozinha ou mal sabe fritar um ovo?) enfim quando casei optei por um jogo completo da linha Solar da Tramontina, tem um bom número de panelas e elas são bem resistentes. Sim tenho uma Le Creuset mais ela fica num local exposta, tenha uma panela de pressão ela ajuda para muitas coisas (nunca cozinho feijão, mais em épocas de vacas magras faz carne mais barata com perfeição).

Coloque sempre óleo, azeite e afins com papel absorvete por baixo eles sempre vazam (como ouvi reclamação sobre isso da minha mãe) e por higiene sal em potes fechados (também não absorve umidade). Encaixe as formas por tamanho e forma.

Enfim essas foram algumas dicas de Marília, não sou expert sai de uma micro cozinha para uma cozinha bem grande, depois vou dar umas dicas de limpeza que aprendi nessa mudança. Sempre guarde as notas fiscais do que comprou fora caso roubem a mala já tem noção do estrago e caso federal te pare já sabe qual o preço real que você pagou não o preço do produto no Brasil.

Sobre Marilia Jorge

Comida é vida, cozinhar uma paixão, logo cedo já demonstrava minha paixão, que com a idade vem aumentando. Dentro da cozinha entre panelas, formas e colheres de pau me sinto em casa. Ver um bolo crescendo faz meus olhos brilharem e nada como um bom cacau belga ou baunilha bourbon para abrir o apetite!

Obrigado pelo comentário!

