Assinatura RSS

Limpando a prataria

Publicado em

Por mais que eu me sinta uma tola, resolvi falar de como dar aquele trato em talheres de prata (em especial aqueles antigos). Sei que hoje em dia não é mais comum se presenter noivos com um belo faqueiro de prata. Mais adoro olhar eles e pensar em comidas maravilhoesas, casamentos longos e felizes. Enfim, caso você tenha a sorte de ter um faqueiro ou herdar vão as dicas da tia Marília.

Bem ganhei meu semi-faqueiro Wolff usado ao abrir uma gaveta, enfim percebi que tinha mais talher pra peixe do que pra outra coisa, mais ganhei alguns talheres que a minha madrasta tinha e meu jogo está se formando mais a cada dia. Aceito idéias de onde eu possa encontrar facas de carne e sobremesa, colheres de chá e garfo de sobremesa que são o que me faltam.

Sim eu sei que quase ninguem da valor a talheres, mais como adoro receber e não tenho empregada/ faxineira tudo fica mais fácil, para começar, na hora de lavar os talheres não use a esponja amarela e verde, compre a inteira azul para inox que não risca, use o lado mais macio e evite deixar seus talheres de molho, use sabão neutro.

Bem o faqueiro estava nesse estado, ok não entrar em estágio avançado de arrancar cabelos ajuda. Mais vamos a lista de materiais da parte 1:

– papel aluminio

– bicarbonato de sódio

– água bem quente ou fervente

– recipiente não metálico

– paninhos macios ou flanelas

Passo 1 – coloque papel aluminio por dentro do recipiente (deixe o lado brilhante aparecendo e enfim cubra ao máximo), coloque o bicarbonato  (quantidade isso já não sei dar com precissão usei para 0,5 l de água 2 colheres de sopa), adicione a água e coloque os talheres de molho

Passo 2 – tire os talheres da solução e seque-os em um paninho macio, a essa altura o faqueiro vai estar bem mais limpinho e as sujeiras mais grossas fáceis de remover e….

A água com essa carinha nojenta o papel manchado, mais enfim é só jogar a água e o papel no lixo e lavar o recipiente. Agora use um limpa prata e um paninho, primeiro passe bastante limpa prata no aninho passe no talher sem esfregar muito, quando ele secar use uma flanela para polir.

O resultado talheres bem mais bonitões, enfim, caso não esteja satisfeito com o resultado faça novamente tood o processo (sim alguns talheres ficam manchados com o tempo), cuide bem, limpando a cada 2 ou 3 meses.

Sobre Marilia Jorge

Comida é vida, cozinhar uma paixão, logo cedo já demonstrava minha paixão, que com a idade vem aumentando. Dentro da cozinha entre panelas, formas e colheres de pau me sinto em casa. Ver um bolo crescendo faz meus olhos brilharem e nada como um bom cacau belga ou baunilha bourbon para abrir o apetite!

Obrigado pelo comentário!

