Assinatura RSS

Cacau, chocolate e achocolatado

Publicado em

Bem lá vou explicar um pouco sobre cacau e os dois derivados mais conhecidos/ populares, e por sinal parte do nome do meu blog. Acredito que o chocolate seja um dos doces mais populares do mundo basicamente em qualquer local do ocidente que você visite vai encocntrar chocolate e uma legião de chocolatras. Ai uma foto dos que eu comprei ontem, assim fara mais sentindo o motivo de tantos tipos depois de ler o post.

Image

Mais vamos lá nem tudo é chocolate, na real para ser considerado chocolate tem que ter como gordura somente a manteiga de cacau, já que por exemplo o chocolate branco não tem os sólidos (que seria o fator que da a cor). E para ser considerado chocolate deve conter uma porção mínima de cacau determinada por lei que varia de país para país.

Ok no que isso muda a sua vida? Se for uma pessoa que não cozinha realmente muda pouco (mais vou mostrar que muda muito), mais se cozinha é o pulo do gato para que as suas receitas sempre funcionem. Motivo básico, quando uma receita pede cacau e é adicionado achocolatado no lugar pode dar errado pois o achocolatado tem milhões de ingredientes além de uma porrada de açúcar, já o cacau de boa qualidade é só cacau!

Vamos lá quando se compra cacau no mercado ele tem que ter somente cacau e nada mais, depois explico os dois tipos principais de cacau. Chocolate se for em pó normalmente os de boa qualidade vem escrito a porcentagem de sólidos existe o de 31% ou 32% e o de 50% (se tiverem mais tipos desconheço). Chocolate em barra tem o amargo (tem que sempre ter mais de 50% de cacau), meio amargo (entre 35% e 50%) de cacau, ao leite (entre 30% e 40%) e o branco. Já o achocolatado não tenho idéia mais digo tem uma quantidade mortifera de açúcar.

Sério pode pareçer neuras mais tente seguir o chocolate indicado em uma receita, eu não so ortodoxa no ponto porcentagem de sólidos, se a receita fala amargo uso normalmente o com 51% ou 55% é uma questão de gosto, mais evite trocar o amargo por ao leite, e nunca substitua o cacau por outra coisa.

E chocolate puro (que tenha só manteiga de cacau como gordura) não faz mal se consumido em pequenas porções e quanto maior a porcentagem mais saudável. O cacau para ser sincera é uma benção use ele um pouco de nada por dia que tem anti-oxidantes, é rico em fibras e uma delícia (não da espinha e se usar só um pouco não engorda).

Bem é isso espero que gostem do post inspirado na Páscoa que por sinal uma foto ai da pequena quantidade de livros e revista em busca das receitas perfeitas para a festa!

Image

Anúncios

Sobre Marilia Jorge

Comida é vida, cozinhar uma paixão, logo cedo já demonstrava minha paixão, que com a idade vem aumentando. Dentro da cozinha entre panelas, formas e colheres de pau me sinto em casa. Ver um bolo crescendo faz meus olhos brilharem e nada como um bom cacau belga ou baunilha bourbon para abrir o apetite!

Obrigado pelo comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: