Assinatura RSS

Caldo de galinha

Publicado em

Hoje uma receita boa para se fazer e ter congelada para os dias frios, já que sabe uma daquelas receitas que você passa a vida achando que é uma coisa impossível de fazer? E no final descobre que é super fácil. Compra a versão pronta e nunca pensou no quanto ela te faz mal? Bem vindo ao mundo do caldo de galinha. Passei a vida achando que fazer em casa deveria ser o maior trabalho do mundo. No dia que você descobre o como é fácil fazer em casa e o como é muito mais saudável, escolhe usar o mínimo o possível a versão pronta.

Image

Ele não é tão bonito, mais é uma delícia, rende uma quantia absurda, pode ser congelado facilmente por 1 mês ou guardado em geladeira por 1 semana. Quase tudo que sobra dele tem algum destino, facilmente conseguimos tirar 7 ou 8 refeições de uma panela de caldo.

Image

Isso é uma parte das “sobras” do caldo, uma parte virou frango desfiado.

Image

As cenouras e a pele do frango fizeram a alegria da Leena.

Image

No fim só ossos, salsão, cebola e alho foram para o lixo. Mais sim dava para comer o salsão. Essa receita demora um pouco sim, mais enquanto isso aproveita para fazer outras coisas. Uma parte do caldo congelei, outra esta na geladeira para fazer um risoto amanhã. Usei frango, cebola, temperos e cenoura orgânica. É importante usar o frango com pele e osso para dar sabor e evite usar só o peito, use o frango todo ou uma parte mais saborosa tipo sobrecoxa/ coxa.

CALDO DE GALINHA

1,2kg de frango com pele e osso (usei sobrecoxa)

2 cenouras grandes descascadas e cortadas 

2 pedaços de salsão

1 ceboa grande cortada no meio

12 grãos de pimenta do reino inteiros

1 colher de sopa de ervas da provença (ou o que tiver em casa fresco ou seco)

1/2 colher de chá de aipo em pó

sal a gosto

Em uma panela adicione todos os ingredientes e adicione 12 xicaras de chá de água, leve ao fogo alto e quando começar a ferver baixe para o fogo baixo. Tampe e deixei cozinhar por aprox. 1 hora até que o frango esteja bem macio e quase soltando dos ossos. Desligue o fogo e deixe a panela tampada até amornar (aprox 2hs).

Coe o caldo (usei uma peneira e um pano de prato) e separe conforme for melhor, congelei de 2 em 2 xicaras. Use o frango e os legumes como preferir!

Image

Anúncios

Sobre Marilia Jorge

Comida é vida, cozinhar uma paixão, logo cedo já demonstrava minha paixão, que com a idade vem aumentando. Dentro da cozinha entre panelas, formas e colheres de pau me sinto em casa. Ver um bolo crescendo faz meus olhos brilharem e nada como um bom cacau belga ou baunilha bourbon para abrir o apetite!

Obrigado pelo comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: