Assinatura RSS

Série economizando – Parte 7 – Planejando as férias

Publicado em

Já que estamos a beira das férias escolares nada como falar sobre como economizr nas férias. Vou dar umas dicas, primeira marcando as férias, sério se você não tem filhos, a pior coisa é tirar férias na alta temporada (junho a setembro e dezembro a fevereiro), tudo vai te custar mais caro, da passagem, a comida, as lembrançinhas. Normalmente em casa priorizamos férias em maio ou outubro/novembro, evitando viajar nos feriados. Caso não tenha como e as férias calhem de ser na alta temporada, nada que um planejamento de 6 meses antes não resolva.

A data foi escolhida?? Próximo passo, pense no quanto tem $$ disponível para as férias, normalmente isso fazemos no final do ano, é o dinheiro guardado todos os meses ou que a partir de um mês vamos guardar, motivo? Sim pague tudo o que der a vista, algumas companhias aéreas não parcelam sem juros e caso opte por não fazer um pacote o hotel normalmente é pago ali na seca e aluguel de carro costuma ser mais barato quando pago com antecedência. Fora que se a viagem for uma porcaria já fica mais fácil não lembrar dela por meses (experiência própria, fiz uma viagem achei horrível e 9 meses depois ainda tava lá pagando).

Agora em relação a pacote ou montar você mesmo tudo, vai mudar caso você saiba se virar no idioma do país, tenha disciplina para pesquisar e queira economizar, se você não fala lingua nenhuma além de português já procura uma agência com guia em português. Para o pacote caseiro sair você tem que ter a disciplina de pensar o que quer conhecer, se vale a pena, pesquisar costumes e exigências para entrada no país e por ai vai, normalmente vai de 1 semana a  6 meses nessa brincadeira, se estiver com tempo limitado pense em agência (se for viajar para fora lembre-se de ver visto e passaporte já vi várias vezes pessoas ali na Polícia Federal vendo a viagem rodar pq achavam que era só ir lá e saia na hora).

Uma coisa para se pensar pelo menos no meu caso é a companhia aérea, dou preferência a viajar por um certo grupo pelas milhas e também costumo achar essas companhias mais confortáveis. Sempre coloco as minhas milhas na mesma companhia e funciona. Hotel faço o mesmo sempre que da fico em um grupo de hoteis que possui cartão de fidelidade, para ser bem sincera essa história de hostel nunca entrou na minha cabeça, para se ter um quarto privado com banheiro sai mais caro que a maioria dos hotéis 3 estrelas, pesquise bem (meu foco não é fazer amizade em viagens, e com sinceridade já fiz amigos em rede de hoteis).

Na hora de planejar leve em conta se pode despachar bagagem na companhia escolhida (muitas low cost não pode e o valor para despachar faz da passagem uma fortuna), veja também se não sai mais barato comprar uma passagem multi-destino (sempre opto por uma dessas), veja a cotação da moeda local, descubra quais documentos são exigidos no seu desembarque e o valor mínimo para se levar (europa normalmente é 65 euros por dia) e muitos paises não aceitam levar somente cartão de crédito (alias muitos paises ele quase não é aceito, exemplo maior Alemanha!). Faça um seguro de viagem, ele é barato e quando tive que usar foi a melhor coisa do mundo, normalmente um bom seguro cobre até cancelamento da viagem.

E lógico depois de ler tudo isso, pesquise muito e boa viagem!

Anúncios

Sobre Marilia Jorge

Comida é vida, cozinhar uma paixão, logo cedo já demonstrava minha paixão, que com a idade vem aumentando. Dentro da cozinha entre panelas, formas e colheres de pau me sinto em casa. Ver um bolo crescendo faz meus olhos brilharem e nada como um bom cacau belga ou baunilha bourbon para abrir o apetite!

Obrigado pelo comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: