Assinatura RSS

sorbet de chocolate

Publicado em

Hoje vai uma receita de sorbet de chocolate, mais sabe não se trata daquele sorvetinho de chocolate sem graça que você vai comprar por ai é O sorvete ele é maravilhoso quase vale por uma trufa… ou várias! Quando testei a primeira vez queria um sorvete fácil, com o que tinha na mão, deu certo muito certo. Mesmo na receita original do David Lebovitz e na adaptação eles usam a máquina de sorvete eu não tenho, então faço na mão mesmo a cada 30 minutos tirando do freezer e batendo a massa com um garfo ou com o batedor até ele firmar.

DSCN0455

Bem todas as receitas que eu testei até hoje do Perfect Scoop do David Lebovitz funcionaram bem e são as melhores receitas. Para quem quiser vale a pena comprar ou visitar o blog dele. Bem vamos lá as especificações da receita, vulgo dicas da Marília. A receita original pede chocolate meio amargo já fiz com ele, com chocolate ao leite e dessa ultima leva fiz com 2/3 de chocolate amargo (70% cacau) e 1/3 ao leite da Calebaut, isso fica ao gosto do fregues eu gosto dele meio amargo, meu marido ama mais amargo e bem crianças costumam amar ele bem doce escolha conforme o paladar eu comecaria com uma base meio ao leite meio amargo ou vulgo blend se gostar de doce ou trocaria o meio amargo por amargo se gostar mais amargo.

DSCN0457

Essa ai foi a minha misturada. Quanto a quantidade de chocolate eu fiz com 250g dessa vez por falha minha, não posso abaixar e bem foi a olho e deu mais eu fiquei com dó e joguei funcionou só ficou bem “chocolate” deixei uns pedaços e foi a alegria! Quanto ao cacau a receita original pede o holandes processado (para nos brasileiros vulgo Callebaut amber), na primeira vez só tinha não processado e funcionou não ficou amargo tanto que as crianças comeram, use o que tem em casa.

DSCN0459

Se achar que não vai gostar com tanto cacau diminua a quantidade. Se você não tem maquina de sorvete, não tem paciência para ficar batendo a massa uma dica é use forminhas de picolé, comprei a minha no Zafari por menos de R$5,00 são bonitinhas, práticas e fazem você comer o necessário, a receita rende aproximadamente 1litro e foi baseada na receita do David Lebovitz porém com as mudanças de http://smittenkitchen.com/blog/2008/07/chocolate-sorbet/

ATUALIZAÇÃO – para intolerantes a lactose o chocolate 70% da callebaut não possui leite na fórmula ou seja ele se torna sem lactose! E sim se não me engano ele é sem gluten. Fala sério isso é vida doce bom sem coisas que fazem mal!

DSCN0469

Sorbet de Chocolate

2 e 1/4 de xicara de agua

3/4 de xicara de cacau em pó (ou 1/2 se gostar mais doce)

1 xicara de açúcar

1 pitade de sal

170 a 250 gramas de chocolate picado ou em gotas

1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Em uma panela grande e funda coloque 1 e 3/4 xicaras de água, o cacau, o açúcar e o sal, leve ao fogo mexendo sempre espere 45 minutos até ferver e desligue o fogo, adicione o chocolate picado, a baunilha e 1/2 xicara de água, misture bem e bata no liquidificador por 15 segundos (ou não se gostar de pedaços). Espere esfriar e leve ao freezer.

DSCN0470

Sobre Marilia Jorge

Comida é vida, cozinhar uma paixão, logo cedo já demonstrava minha paixão, que com a idade vem aumentando. Dentro da cozinha entre panelas, formas e colheres de pau me sinto em casa. Ver um bolo crescendo faz meus olhos brilharem e nada como um bom cacau belga ou baunilha bourbon para abrir o apetite!

»

  1. Obrigado José Luiz, essa é uma receita que você não vai se arrepender, é aprovada pelos chocolatras e crianças da família!

    Responder
  2. AINDA NÃO FIZ , MAS PARECE MARAVILHOSA, EU AMO RECEITAS NOVAS ,NOVIDADES ´SO ENTENDE QUEM AMA E FAZ COM CARINHO .

    PARABÉNS !

    Responder

Obrigado pelo comentário!

