Assinatura RSS

Fazendo um bife – e “o” tempero

Publicado em

Bem lá vou eu com a minha mania de coisas que eu sou “viciada” só que não! Me desculpem pessoas mais eu tenho H-O-R-R-O-R aquele bife solado “temperado” que ficou dias em só deus sabe que mistura bizarra na geladeira. Não deixei de ser vegatariana para isso (desculpe 99% da população brasileira). 

Normalmente eu como bife só temperado com flor de sal, pimenta do reino e feitos na manteiga ou no óleo de canola. Só que um dia li sobre essa misturada e resolvi testar e bem é bom muitoooo bom!

Vamos lá não tem muito receita, a unica “receita” uso normalmente bife alto de filé ou algo bem macio como baby bife ou miolo de alcatra. Passo o bife em papel absorvente para tirar o excesso de sangue, coloco um pouco de flor do sal e levo a figideira bem quente com óleo de canola ou manteiga.

Image

Uso fogo médio e quando o sangue levantar você vai lá e vira, normalmente ele vai estar dourado.

Image

Ai é só fazer o mesmo com o outro lado. Desligar o fogo e pronto um bife ao ponto, maravilhoso! (Essa receita só funciona com bife bem macio e de boa qualidade).

Agora para “o” tempero. Pegue cogumelo seco porccini, leve ao fogo baixo ou colque em uma frigideira no fogo baixo e deixe até que fique bem seco. Tire do fogo e espere esfriar. Em um processador ou em um pilão coloque uma pitada de sal, um pouco de pimenta do reino, uma pitada de alecrim seco, sal em pó e o cogumelo, processe até virar um pó.

Image

Pronto é só colocar passar o bife nessa mistura e cozinhar, a casa vai ficar inundada com o cheiro do cogumelo seco e o bife comum passa a ser “o” bife.

Image

Sobre Marilia Jorge

Comida é vida, cozinhar uma paixão, logo cedo já demonstrava minha paixão, que com a idade vem aumentando. Dentro da cozinha entre panelas, formas e colheres de pau me sinto em casa. Ver um bolo crescendo faz meus olhos brilharem e nada como um bom cacau belga ou baunilha bourbon para abrir o apetite!

Obrigado pelo comentário!

