Assinatura RSS

O melhor molho a bolonhesa

Publicado em

Sabe o que me irrita? Molho de caixinha, molho pronto, pseudo “molho da nonna” (lógico sua nonna na italia abria o pacotinho da marca x esquentava e servia) e por ai vai. Gente fala sério que nas minhas veias não corre sangue italiano mais molho com gosto de só deus sabe o que não rola! Sou super hiper mega chata molho ainda mais vermelho ou bolonhesa tem que ser bem feito!

Essa receita é a que eu mais gosto já fiz algumas alterações eu boto a minha base, enfim não faço sempre (quem já leu sobre a minha patética viagem a Italia deve lembrar que eu não gostava de macarrão até passar 28 dias a base de macarrão/ pizza e risoto). Hoje já gosto!

Mais e ai difere da receita da sua nonna, provavelmente lá eles não usam carne moida bovina é carne de porco (só que vai procurar carne moida de porco de boa qualidade aqui no Brasil, só conheço 1 açougue com uma divina em SP), cada um tem o seu tempero. Lembre-se nas minhas veias não corre sangue italiano e sou casada com um meio libanes meio “ma che” (aquele tipo de pessoa que descende de italiano mais entende tanto das tradições, comidas e fala tanto italiano quanto eu entendo de coisas filipinas).

Tempo o tempo aqui é essencial, quanto mais cozinhar melhor vai ficar! Panela de pressão pode? Pode só que não fica tão bom. Colocar um mundo de agua de uma vez só pode? Pode por sua conta e risco vai ficar aguado e os sabores não vão ficar tão ricos. Substituir o vinho pode? Pode por conta e risco, fica infinitamente melhor com vinho (e olha que eu não sou fã de vinho tinto) e sim ele evapora.

Quanto ao vinho eu uso um bom tinto seco não sei que raios de uva é, dessa vez foi um organico da promoção. A passata é aquele vidro com molho que é só tomate eu prefiro o da De Cecco (mais é opinião pessoal).

Rende bastante molho enfim aqui em casa serviu de almoço janta e ainda tem mais 4 potes congelados para um jantar/ almoço para 2 pessoas.

Molho a Bolonhesa

azeite (usei aprox 4 col de sopa cheias)

2 cebolas pequenas ou 1 bem grande picada 

4 dentes de alho picado

4 cenouras pequenas ou 2 grandes picadas

3 pedaços de salsão picados ou 1 col de sopa de aipo em pó

5 a 6 fatias de bacon picadas (deve sar umas 60g)

750g de carne moida (bovina ou de porco ou meio a meio)

700g de passata (aquele molho do vidro)

500ml de vinho tinto seco de boa qualidade

2 folhas de louro inteiras

sal e pimenta a gosto

1 colher de sopa de aceto balsamico

Em um processador ou liquidificador bater a cebola, o alho, cenouras e salsão (se for usar o aipo em pó esperar para adicionar) até ficar uma pasta. Colocar uma panela de fundo grosso para esquentar no fogo médio, adicionar o azeite e em seguida o tempero batido, fritar bem o tempero quando ele começar a dourar adicionar o bacon e fritar bem até tudo dourar. Em seguida adicionar a carne e fritar até dourar, assim que dourar adicionar a passata, o louro e o vinho, quando começar a ferver adicionar água até cobrir por volta de 2 dedos da carne (se tiver usando o aipo em pó colocar ele agora).

Deixar cozinhar e mexer a cada 30 minutos, colocando água sempre que necessário (sempre aos poucos), provar o tempero e colocar sal e pimenta a gosto. Adicione o aceto balsamico após aprox 1 hora e meia de cozimento. Eu diria que o melhor é cozinhar por pelo menos 2hs, só que eu prefiro deixar cozinhando 3 a 4hs.

Sobre Marilia Jorge

Comida é vida, cozinhar uma paixão, logo cedo já demonstrava minha paixão, que com a idade vem aumentando. Dentro da cozinha entre panelas, formas e colheres de pau me sinto em casa. Ver um bolo crescendo faz meus olhos brilharem e nada como um bom cacau belga ou baunilha bourbon para abrir o apetite!

Obrigado pelo comentário!

